sábado, 28 de março de 2009

FLOR DE LÓTUS- " As pétalas da Flor de Lótus abrem-se para o sol como a nossa alma se abre para a energia divina"


Essa flor sempre me chamou a atenção, talvez seja pelo fato de eu adorar simbolos mitológicos, coisas ligada ao lado espiritual, então, resolvi pesquisar e postar aqui o que eu aprendi.
Você sabe o significado de uma Flor De Lótus?
A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão, e Oráculo disse que essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, do "lado de lá", por suas qualidades.
O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. Assim, para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar.
Ela é freqüentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas.

O lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água,
para ao amanhecer emergir e florescer novamente,
como que prestando homenagem ao sol nascente.
Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol,
da criação e do “renascimento”.


No Livro dos Mortos o lótus é mencionado
com uma citação: "Transforma a ti mesmo num lótus
e terás a promessa de ressurreição".

Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.

A flor de lótus tem muitos significados poderosos na religião budista. Por exemplo, um botão de lótus simboliza os seres que não atingiram a iluminação, todavia quando os ensinamentos budistas começam a se consolidar internamente, então a flor abre e um indivíduo se ilumina. Esta é a razão porque Buda senta em uma flor aberta de lótus.As cores das flores também tem seus significados diferentes.
LÓTUS BRANCA – representa a total pureza da mente e perfeição espiritual. Normalmente tem 8 pétalas que correspondem ao caminho da óctupla senda. Ela é tipicamente associada às flores dos Budas.
LÓTUS VERMELHA – simboliza a natureza original do coração. É a lótus de muitas qualidades do coração, incluindo o amor, compaixão e paixão. Ë a lótus de Avalokitesvara, O Buda da Compaixão.
LÓTUS AZUL – representa a vitória do espírito sobre os sentidos. É a vitória da inteligência, sabedoria e conhecimento. A Lótus azul nunca está totalmente aberta e seu miolo nunca é visto.
LÓTUS ROSA – facilmente confundida com a lótus branca, a lótus rosa é a Lótus de todas as lótus. É suprema e reservada para as mais altas divindades. É a lótus tradicional do Buda Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário